Interact Club Foz do Iguaçu Itaipu 

O que é...

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.A participação no Rotary é feita de forma voluntária, cada sócio é conhecido como "rotariano" e tratam-se, entre eles, como "companheiros".

Embora seja uma organização ou uma associação, é classificada, pelo próprio Rotary, como um CLUBE de serviços. Mas esta designação nada tem a ver com atividades esportivas ou recreativas.

Em cada comunidade é possível a criação de um Rotary Club. Entende-se como comunidade uma região, cidade, zona, setor, bairro ou quadra.

Quando envolve a cidade como um todo, será identificado pelo nome "Rotary Club de" seguido pelo nome da cidade. Exemplo: Rotary Club de São Paulo.

Quando naquela cidade existirem mais de um Rotary Club, cada um deles será designado pela região ou bairro que ele representa. Exemplo: "Rotary Club de São Paulo - Leste" ou "Rotary Club de São Paulo - Tatuapé".

Existem, atualmente, cerca de 32.000 clubes espalhados por todos os cantos do mundo.

Todos esses clubes são filiados ao Rotary International.


Objetivo de Rotary

O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir como base de todo empreendimento digno.Estabelece que este objetivo pode ser atingido da seguinte forma:

Promovendo e apoiando quatro itens
Primeiro: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de criar oportunidades de servir;
Segundo: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
Terceiro: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;
Quarto: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

O Criador

 Em uma noite de verão de 1900, Paul jantou com um amigo no bairro Rogers Park, de Chicago. Depois, os dois foram dar um passeio, parando em vários lugares onde se concentravam as empresas da cidade. Em cada uma delas, seu amigo o apresentava ao proprietário. Paul começou a pensar que seria uma boa idéia reunir um grupo de colegas de negócios em um ambiente informal, de amizade. E ainda haveria uma vantagem especial se cada um representasse uma profissão diferente. Pensou em seus próprios clientes: Silvester Schiele, comerciante de carvão; Gustavus Loehr, engenheiro de minas; Harry Ruggles, gráfico. Na noite de 23 de fevereiro de 1905, Paul, Silvester e Gus se reuniram, junto com Hirain Shorey, alfaiate, no escritório de Gus, no Edifício Unity, no centro de Chicago.
   Assim, começaram a se encontrar regularmente, levando os amigos para o seu "clube". Paul sugeriu alguns nomes para esse clube, e escolheram Rotary, já que o plano era realizar encontros em esquema rotativo, nos escritórios de todos. O número de associados cresceu rapidamente, atraindo homens que obtiveram êxito em seus negócios sem qualquer ajuda, a maioria solteiros vindos de fazendas ou cidades pequenas. Logo, clubes do Rotary começavam a ser fundados em outras cidades.
   Paul compreendeu que o sistema de clubes - com seus diferentes membros compartilhando seu ponto em comum, a amizade - era uma ótima oportunidade para encorajar a tolerância política e religiosa e também para servir. Ele tinha convicção de que a amizade levava, inevitavelmente, à boa vontade e às grandes realizações.
   Paul Harris não gastava todas as suas energias no Rotary. Trabalhava muito como advogado, e também era membro da Associação Comercial de Chicago, do Clube da Cidade, da Associação dos Advogados de Chicago e do Hinsdale Golf Club.
   Além de todas essas associações, ainda fazia parte de um clube de caminhadas e passeios, o Prairie Club. Lá, conheceu uma moça chamada Jean Thomson, que viera da Escócia há três anos. Apenas três meses depois, se casaram.
   Em 1907, Paul sucedeu Albert L. White como presidente do Rotary Club de Chicago, e exerceu a metade de um mandato. Em 1910, representantes de 14 Rotary Clubs independentes compareceram à primeira convenção em Chicago, "com Chesley Perry marcando o ritmo do trabalho". A partir daí, a "Associação Nacional de Rotary Clubs emergiu, com estatuto e regimento interno cuidadosamente preparados" - e com Paul Harris como presidente e Ches Perry como secretário.
   Quando Ches pediu a Paul que escrevesse uma mensagem para os então 1.800 sócios dos Rotary Clubs, ele respondeu com um ensaio tão longo que Ches teve que mandar imprimi-lo em uma gráfica. O resultado disto foi o lançamento em 1º de janeiro de 1911, do Vol. 1, Nº 1 do boletim The National Rotarian.
   Ches Perry guiava a organização e a administração da Associação, e Paul trabalhava principalmente com as relações públicas. Visitava clubes em Cincinnati, Cleveland, Detroit, Pittsburgh, Indianápolis e também em outros países, pois Rotary estava se expandindo. Como fundador e "presidente emérito" do Rotary, ele era uma inspiração poderosa para a expansão e influência da organização aonde quer que fosse.


Alguns dados pioneiros de Rotary no Mundo

23 de fevereiro de 1905 - A primeira reunião de um Rotary Club (realizada na cidade de Chicago, no estado Illinois, EUA)
1909 - O hábito de realizar reuniões ordinárias foi instituído pelo Rotary Club de Oakland, Califórnia.
1910 - Primeira convenção do Rotary realizada em Chicago, Illinois, EUA.
1910 - O primeiro Rotary Club fora dos EUA. Foi constituído na cidade de Winnipeg, Canadá.
1911 - Primeiro Rotary Club localizado fora da América do Norte. Foi constituído na cidade de Dublim na Irlanda.
1916 - Primeiro Rotary Club em um país de língua não inglesa, localizado em Havana, Cuba.
1918 - Primeiro Rotary Club da América do Sul. Montivideo, Uruguai.
1919 - Primeiro Rotary Club na Ásia. Manila, Filipinas
1921 - Primeiro Rotary Club na África, Joanesburgo, África do Sul.
1921 - Primeiro Rotary Club na Austrália em Melbourne
1948 - A primeira convenção do Rotary realizada no Hemisfério Sul, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, Brasil..!!!